PROJETOS

braçadas que transformam

O projeto tem o propósito de transformar a vida de crianças e adolescentes com atividades multidisciplinares com ênfase em educação, cultura e esportes. Não à toa, a missão do projeto Braçadas Que Transformam é transmitir conhecimentos, valores e condutas sociais através da prática esportiva e ações educacionais que permitam crianças e jovens construírem uma visão crítica da realidade em que estão inseridos e de si próprios e com isso, realizem atitudes transformadoras para a melhoria de suas vidas.
A prática de exercícios físicos é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, físico e social de crianças e adolescentes. A nossa missão é ajudar na construção de gerações mais saudáveis, com engajamento coletivo e social. E para o IEM, a educação é a base de tudo: desenvolvimento e formação intelectual, social e moral. Por isso, nossos alunos recebem acompanhamento pedagógico com o intuito de garantir a construção do conhecimento junto à escola em que eles estão matriculados.
No nosso Espaço de Conhecimentos, os alunos IEM frequentam as aulas de terça a sexta-feira sobre Diversidade, Habilidades e Competências Socioemocionais, Educação Alimentar e Nutricional e realizam práticas de Yoga e Meditação, além do acompanhamento psicossocial do grupo.

O foco do projeto é oferecer práticas esportivas e educacionais para crianças e jovens entre 7 e 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. A missão é impactar a vida dos alunos, de suas famílias e comunidade desenvolvendo as ferramentas necessárias para a construção de um presente e um futuro melhor individual e coletivamente.

Aula de Natação

Desenvolve habilidades físicas e motoras como consciência corporal, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e força. As atividades ajudam o aluno no desenvolvimento dos nados – costas, crawl, borboleta e peito – e da autonomia na água com exercícios de controle da respiração, equilíbrio, flutuação e propulsão.

Práticas de Yoga e Meditação

As atividades estimulam a criatividade, o foco, o equilíbrio e a atenção a partir de dinâmicas e exercícios trabalhados coletiva e individualmente. Cada prática tem como missão fazer com que os alunos se percebam como protagonistas do autocuidado, da relação com os colegas e com o ambiente.

Oficina de Habilidades

Desenvolve habilidades físicas e motoras como consciência corporal, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e força. As atividades ajudam o aluno no desenvolvimento dos nados – costas, crawl, borboleta e peito – e da autonomia na água com exercícios de controle da respiração, equilíbrio, flutuação e propulsão.

Aula de Diversidade

Foco no conhecimento sobre preconceitos e discriminações que acontecem na vida em sociedade. As atividades estimulam o desenvolvimento de valores como respeito às diversidades e à dignidade humana. A disciplina trabalha questões relacionadas a gênero, raça, orientação sexual, pessoas com deficiências e minorias em geral, entendendo quem são os grupos que mais sofrem discriminação e preconceitos em nossa sociedade.

Educação Alimentar e Nutricional

Encontros realizados com a nutricionista com o objetivo de trabalhar a Educação Alimentar e Nutricional visando promover a prática autônoma e voluntária de hábitos saudáveis no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.

Acompanhamento Psicossocial

Encontros coletivos que trabalham temáticas atuais, buscando contribuir na busca do bem-estar e na saúde mental das crianças e jovens. Cada atividade aborda conflitos individuais, coletivos e sociais, com escuta ativa e o acolhimento às principais dificuldades encontradas pelos jovens.

Deseja ser um parceiro IEM?

Entra em contato conosco e vamos transformar a vida de centenas de crianças jovens juntos!