SOBRE IEM

Nosso propósito é transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com atividades educacionais, culturais e esportivas acessíveis a todos. Não à toa, a missão do IEM é buscar igualdade de gênero, combater o racismo e incentivar a consciência social por meio de pilares que valorizam respeito, acolhimento e afeto. Nosso compromisso é cuidar. É sobretudo reunir educação e esporte como ferramentas de transformação social.

A educação é a base de tudo: desenvolvimento e formação intelectual, social e moral. Por isso, os alunos do IEM recebem acompanhamento pedagógico com o intuito de garantir a construção do conhecimento junto à escola em que eles estão matriculados. A educação é o alicerce sólido que sustenta sonhos e transforma potencial em realizações. A verdadeira educação nutre o pensamento crítico, estimula a curiosidade e molda cidadãos conscientes.

A prática de exercícios físicos é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, físico e social de crianças e adolescentes. Para proporcionar saúde e bem-estar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 60 minutos de atividades por dia para os pequenos. Neste sentido, o IEM estimula o movimento do corpo com aulas de natação todos os dias, além de aula de yoga uma vez por semana. A missão do IEM é ajudar na construção de gerações mais saudáveis, com engajamento coletivo e social.

Ações culturais são essenciais para consolidar valores, habilidade e conhecimento. É sobretudo uma ferramenta na construção identitária da sociedade. Pensando nisso, o IEM trilha junto aos alunos um caminho de desenvolvimento de identidade coletiva com o objetivo de estimular o pensamento crítico. O Instituto promover passeios multiculturais em museus, pontos turísticos e históricos, entre outros. A proposta é conectar atividades culturais, educacionais e esportivos para estreitar a relação dos alunos com suas origens.

certificações

Para o IEM, as certificações são documentos com selos de comprometimento e excelência. É mais uma forma de apresentar o nosso compromisso na transformação social de crianças e jovens com práticas educacionais, culturais e esportivas.

COMDICA | Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Comdica certifica que o IEM atua em prol dos direitos da criança e do adolescente e tem o compromisso com a proteção e o desenvolvimento integral dos jovens. O Comdica fortalece o nosso propósito com o futuro das próximas gerações nos âmbitos educacional, esportivo e cultural.

Segurança Internacional Safeguards for Children in Sport da UNICEF

O selo International Safeguard for Children in Sport reconhece o esforço do Instituto em criar um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para todas as crianças e jovens que fazem parte do projeto Braçadas Que Transformam e Natação com Propósito e Superação.

Ações que visam contribuir e alcançar os três objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organizações das Nações Unidas (ONU).

nossos projetos

Ações que transformem a vida das pessoas. Esta é a missão do Instituto Etiene Medeiros, que utiliza práticas esportivas como ferramenta potente de mudança e impacto social.

braçadas que transformam

saiba mais

natação com propósito e superação

saiba mais

campanhas sociais

saiba mais

nossa equipe

administrativo

esportivo

pedagógico

Que tal transformar a vida de centenas de crianças e jovens junto com a gente?