
O encontro foi realizado no sábado (12), com a presença de 170 pessoas, que acompanharam palestras no COMPAZ Leda Naves, na capital pernambucana
Julho, 2025 –A primeira edição do “Nadar, Ensinar, Pertencer”, organizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), foi realizada no sábado (12), em Recife (PE), com palestras, trocas e vivências em busca de um futuro com mais oportunidades para crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Foram quatro palestras sobre prática esportiva, educação e pertencimento, voltadas para a formação técnica de quem esteve no evento. Uma manhã de imersão e conhecimento, com a participação de estudantes, educadores e professores de esporte.
O encontro, elogiado por todos, reuniu 170 pessoas no COMPAZ Leda Naves, em Pina, na capital pernambucana, com um propósito transformador: fortalecer a conexão entre educação e esporte como caminho de pertencimento, crescimento e cidadania. Foi entregue um certificado de participação.
“Seguimos firmes em nossa missão de transformar vidas e levar mais impacto com os pilares do esporte, da educação e da cultura. Agradecendo a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do nosso encontro”, destacou a pernambucana Etiene Medeiros, nadadora olímpica e fundadora do IEM.
Etiene falou de “Esporte e Representatividade – A trajetória de Etiene Medeiros”. A professora de Diversidade do Instituto, Dayse Rodrigues, teve “Inclusão e Equidade no Esporte – Caminhos para uma educação social pelo esporte” como tema. Fábio Rocha, treinador e preparador físico, apresentou “Didática inclusiva e formação de base – Corpo, movimento e letramento corporal”. E Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM, abordou “Formação Esportiva, Cultura e Cidadania – Estratégias para atuar com público em vulnerabilidade”.
“Nadar, Ensinar, Pertencer” teve promoção do IEM, com incentivo do Banco do Nordeste, parceria com a Prefeitura do Recife/Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz e COMPAZ, e apoio agência Maúna.
Sobre Etiene Medeiros
Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social – O IEM reúne um total de 160 alunos, unindo educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Mais informações – Instituto Etiene Medeiros:
Instagram: https://www.instagram.com/institutoetienemedeiros/
Facebook: https://www.facebook.com/institutoetienemedeiros
Flickr: https://www.flickr.com/photos/institutoetienemedeiros/
Site: www.institutoetienemedeiros.org
Comunicação: Gabriela Máxima – gabriela@institutoetienemedeiros.org
Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Confira outras notícias
Troféu União das Águas tem dia de muita festa com 22 equipes no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife
Troféu União das Águas reúne 500 crianças e jovens neste sábado (13), no Recife (PE)





