Esta é a segunda fase do projeto, com a prática do nado peito, no Complexo Esportivo Santos Dumont, no Recife. Atividades começaram no sábado (17) e prosseguem neste próximo (24)
Agosto, 2024 – O sábado (17) foi especial para crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, inscritos no Programa de Clínicas de Natação Nado Por Tudo, do Instituto Etiene Medeiros (IEM). O estilo praticado foi o nado de peito, com 65 participantes, no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (PE). Agora, eles voltam à piscina neste sábado (24) para completar a clínica. E o que se viu foi muita motivação de todos, embalados pelo clima dos Jogos Olímpicos de Paris, encerrados no dia 11, na França.
Esta é a segunda fase do projeto promovido pelo IEM. Na primeira, nos dias 25 de maio e 1 de junho, foi a vez do nado crawl. Serão realizadas mais duas clínicas, nos próximos meses, nos estilos costas e borboleta. Qualquer praticante de natação pode se inscrever, desde que tenha conhecimento básico do estilo.
“A clínica foi um sucesso, dedicada à aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica do nado peito. Muito gratificante ver a empolgação de todos e esse incentivo que o projeto traz para a prática da natação”, afirmou Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM.
O projeto Clínicas Nado Por Tudo é uma iniciativa inovadora e pioneira do Instituto e está sendo viabilizado por meio da lei de incentivo ao esporte, tendo o BV como facilitador. As clínicas trazem a expertise adquirida ao longo da carreira da fundadora do IEM, a nadadora pernambucana Etiene Medeiros.
As fases – O projeto conta com quatro fases distintas, cada uma centrada em um estilo/nado específico, que tem uma clínica de aprimoramento técnico e uma tomada de tempo, permitindo avaliar o progresso dos participantes. Elaborado por Etiene e sua equipe multidisciplinar, é concebido para ser realizado anualmente, garantindo que as clínicas não sejam eventos isolados, mas sim uma série contínua de oportunidades para os beneficiários aprimorarem suas habilidades.
Em suas diferentes ações, o IEM tem como missão ampliar o acesso ao esporte, à educação e à cultura na infância e adolescência. As atividades do Instituto são todas gratuitas e realizadas no Complexo Esportivo Santos Dumont. Os alunos do IEM contam com aulas de natação, oficina de habilidades, aulas de diversidade, acompanhamento psicossocial, educação alimentar e nutricional, práticas de meditação e yoga.
O Instituto tem um total de 200 alunos no Projeto Braçadas Que Transformam (educacional) e 18 no Time Nado Por Tudo (rendimento). Crianças e jovens que participam do projeto contam com atividades educacionais, culturais e esportivas, promovendo o seu desenvolvimento integral.