Skip to main content
EventosFestival IEMInstituto

Mesmo à distância, Etiene Medeiros participa da abertura do Festival IEM de Natação, neste sábado (21)

By 20 de outubro de 2023No Comments

Evento, no Recife (PE), em sua segunda edição, integra o calendário oficial do Instituto Etiene Medeiros, fundado pela pernambucana. Atividades serão realizadas a partir das 8h, no Centro Esportivo Santos Dumont, e nadadora gravou áudio de boas vindas a todos os participantes, familiares e amigos

Outubro, 2023 – O sábado (21) será de muita festa no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE). A partir das 8h, o Festival IEM de Natação, em sua segunda edição, reunirá 400 crianças e adolescentes. Familiares e amigos também estarão lá, acompanhando as atividades, que unem esporte, lazer e confraternização e, mesmo à distância, a nadadora pernambucana Etiene Medeiros, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), participará da abertura do evento, que faz parte do calendário oficial do Instituto. Da Austrália, Etiene enviou um áudio que abrirá o Festival, felicitando a todos, mandando um grande beijo e destacando que é um dia muito especial, com todos reunidos para mostrar que o esporte muda vidas.
O Festival IEM será realizado no mesmo dia em que começam as provas de natação dos Jogos Pan-Americanos do Chile. Etiene, única nadadora do Brasil campeã no Pan, será comentarista nesta edição dos Jogos, nas transmissões do Canal Olímpico, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Etiene é bicampeã – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, somando nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
O evento, no bairro de Boa Viagem, reunirá estudantes do IEM, Santos Dumont e Compaz Ariano Suassuna, com idade entre 7 e 17 anos. O objetivo é estimular a pratica esportiva, a qualidade de vida e a saúde, assim como a confraternização e comemoração de conquistas e superações, impactando ainda mais a vida dos alunos do IEM, suas famílias e suas respectivas comunidades, e celebrando o sucesso do projeto “Braçadas que Transformam”, desenvolvido pelo Instituto.

 

Nado inaugural abre a programação – O tradicional nado inaugural dará início à programação, seguido de etapas de 25m livre para os alunos, que podem assim vivenciar o clima de competição. Todos que participarem irão receber medalhas confeccionadas com plástico de fonte renovável, produzidas pelo Projeto Geração 4.
O Festival é gratuito e, quem quiser, pode contribuir com a comunidade, doando alimentos. As doações são voluntárias e destinadas para projetos sociais locais. As inscrições já estão encerradas.
O Instituto Etiene Medeiros combina educação, esporte e cultura como ferramentas de transformação social, com foco no desenvolvimento dos jovens. Além das aulas de natação e várias atividades esportivas, o IEM enfatiza o desenvolvimento educacional, promovendo relacionamentos mais próximos entre pais, alunos e professores.
O Festival IEM é patrocinado pelo Banco Votorantim, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes e do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e Hortifrios.
Um sábado muito especial, uma grande festa da natação, em um evento que promete repetir o sucesso da primeira edição. Em 2022, o Festival teve arquibancadas lotadas e muita alegria. Foram 280 crianças e jovens do IEM e do Compaz Ariano Suassuna, participando ao lado de Etiene e de toda a equipe.
Programação e doação – A programação começa com o tradicional nado inaugural, seguido de etapas de 25m livre para os alunos. Todos que participarem irão receber medalhas confeccionadas com plástico de fonte renovável, produzidas pelo Projeto Geração 4.
No evento, os participantes têm a oportunidade de contribuir com a comunidade, doando alimentos. As doações são voluntárias e destinadas para projetos sociais locais.
O Instituto Etiene Medeiros combina educação, esporte e cultura como ferramentas de transformação social, com foco no desenvolvimento dos jovens. Além das aulas de natação e várias atividades esportivas, o IEM enfatiza o desenvolvimento educacional, promovendo relacionamentos mais próximos entre pais, alunos e professores.
O Festival IEM é patrocinado pelo Banco Votorantim, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes e do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e Hortifrios.
Sobre Etiene Medeiros
Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Sobre IEM
O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Mais informações – Instituto Etiene Medeiros:
Instagram: https://www.instagram.com/institutoetienemedeiros/
Facebook: https://www.facebook.com/institutoetienemedeiros
Flickr: https://www.flickr.com/photos/institutoetienemedeiros/
Site: www.institutoetienemedeiros.org
Comunicação: Gabriela Máxima – gabriela@institutoetienemedeiros.org
Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Confira outras notícias